ASTON MARTIN DBS 770 ULTIMATE: A DESPEDIDA DO ESPORTIVO V12
Tudo o que é bom uma hora acaba. Trata-se de uma frase que resume perfeitamente o que significa o Aston Martin DBS 770 Ultimate. O carro que aparece nas imagens representa o fim da produção da geração atual do esportivo britânico. Um adeus que gostaríamos que nunca chegasse, que a verdade seja dita.
Não sabemos se o próximo DBS terá um motor V12, mas nesta edição especial este bloco biturbo de 5.2 litros se converte no protagonista principal, já que os 770 cv tornam este DBS o mais potente da história. Como podemos perceber, não há nem rastro de eletrificação neste supercarro de tração traseira.
Os engenheiros trabalharam na admissão e incrementaram a pressão do turbo em 7%. Outros ajustes de parâmetros do motor contribuem para a potência final, que aliás são suficientes para levar o GT até os 340 km/h. Também ajuda uma calibragem especial da transmissão automática de 8 velocidades com conversor de torque.
É claro que um desempenho maior geralmente requer freios mais potentes, mas os discos carbocerâmicos do DBS de série já estão à altura, com discos de 408 mm na dianteira e 358 na traseira.
A direção foi melhorada graças a uma nova coluna sólida que aumenta a precisão e a resposta do condutor. O chassi também é um pouco mais rígido, e a Aston Martin diz que a suspensão conta com uma calibragem especial que aumenta o controle e a eficácia sem comprometer a qualidade de marcha.
Visualmente, o DBS 770 Ultimate exibe rodas específicas de 21 polegadas, disponíveis em três acabamentos. O longo capô incorpora uma nova saída de refrigeração do motor em forma de ferradura.
O esportivo britânico também integra um novo splitter dianteiro e muita fibra de carbono distribuída pela carroceria, como por exemplo na moldura do para-brisa e nas carcaças dos retrovisores. Na parte traseira, surgem novos para-lamas de fibra de carbono e um difusor exclusivo.
No interior, os bancos Sports Plus de série são forrados em couro e Alcantara. Uma moldura de contraste especial é exclusiva do 770 Ultimate e, é claro, os felizardos donos encontrarão uma insígnia especial que identifica o número de cada carro em uma tirada de produção de 499 veículos.
Serão 499 para todo o mundo: 300 Coupes e 199 Volantes. A Aston Martin não divulgou informação sobre os preços, mas não importa já que todos os exemplares já estão vendidos. A produção terá início no final do primeiro trimestre deste ano e as entregas começarão no verão europeu.