LAMBORGHINI HURACÁN STJ: O ÚLTIMO CARRO DA MARCA COM MOTOR V10 ASPIRADO NATURALMENTE

Já se passaram exatamente 10 anos desde a chegada ao mercado do Lamborghini Huracán e seu icônico motor V10 aspirado. Um superesportivo lançado em 2014 que contribuiu para o crescimento da marca de Sant’Agata Bolognese de forma evidente.
Até há pouco tempo, alguns pensavam que a última evolução deste icônico esportivo seria o Tecnica, mas estavam enganados. Na verdade, o que foi uma grande surpresa, a Lamborghini apresentou o último Huracán da história com o V10 aspirado. Chama-se Huracán STJ, acrônimo de Super Trofeo Jota.
Um modelo especial em cada detalhe
O Lamborghini Huracán STJ foi projetado pelos engenheiros bolonheses sobre a base do Huracán STO. Até aqui, tudo bem. Mas passemos à denominação oficial.
Como sabemos, ST significa Super Trofeo, enquanto a palavra Jota lembra o anexo J do regulamento da FIA, que estabelece todas as especificações para os carros de corridas: uma letra já utilizada no passado para outros famosos modelos da Lamborghini desenvolvidos para circuitos, como o Miura SVJ e o Aventador SVJ.
Para projetar esta edição limitada tão esportiva, como já foi mencionado antes, os engenheiros partiram do Super Trofeo Omologata, ao qual foi adicionado um kit exclusivo desenvolvido pelos engenheiros da Lamborghini Squadra Corse.
Esse kit inclui um capô específico, dois novos apêndices aerodinâmicos de fibra de carbono (flicks) e um aerofólio traseiro com um aumento da incidência de 3 graus em relação ao modelo de série: uma solução que garante um aumento da carga aerodinâmica em 10%.
A nível puramente estético, o STJ está disponível em duas configurações e decorações diferentes, projetadas expressamente pelo Lamborghini Centro Stile. A primeira combina uma carroceria em Grigio Telesto com teto em Nero Noctis e detalhes em Rosso Mars e Bianco Isi; tudo isso combinado com um interior com bancos em Alcantara Nero Cosmus com detalhes em couro e costuras de contraste em Rosso Alala.
A segunda configuração, por sua parte, apresenta a carroceria em Azul Eliadi com teto em Nero Noctis e detalhes em Rosso Mars e Bianco Isi.
Para ambas as opções há uma placa de carbono comemorativa ‘1 de 10’, dedicada e numerada e, além disso, o lado do passageiro pode ser adornado com uma segunda placa que pode ser personalizada de acordo com as especificações do cliente.
Como o Huracán STO, porém mais preciso
Mecanicamente, o novo STJ compartilha quase tudo com o Super Trofeo Omologata, incluindo os 640 cv de potência a 8.000 rpm, e os 565 Nm no mesmo regime, gerenciados através da transmissão LDF (Lamborghini Dual Clutch) de 7 velocidades, combinado unicamente com a tração traseira.
Graças à presença de novos amortecedores reguláveis derivados diretamente dos carros de corridas (em substituição aos adaptativos de série), a aderência foi incrementada ‘consideravelmente’, segundo a própria Lamborghini.
A nova regulagem, em particular, é ajustável em quatro vias e permite otimizar compressão e rebote, permitindo um grau total de liberdade na escolha da configuração. Além disso, foram utilizadas molas menos rígidas, para manter um controle dinâmico ótimo em qualquer situação, aumentando ao mesmo tempo a precisão da direção.
Por último, quanto aos pneus, cada um destes novos Huracán está equipado de fábrica com modelos Bridgestone Potenza Race, elaborados com um composto específico de grande aderência, calçados em rodas monoporca de 20 polegadas.
Não será para qualquer mortal
Como comentamos antes, o novo Lamborghini Huracán STJ será fabricado em uma tirada limitada de apenas 10 exemplares, que serão vendidos a um preço ainda não revelado, mas sem dúvida reservado para muito poucos.
De acordo com o fabricante italiano, graças ao kit especial de desempenho, os pilotos de teste da marca conseguiram uma melhora do tempo por volta em mais de 1 segundo na pista de testes do Centro Técnico de Nardò.