LANCIA YPSILON HYBRID ESTREIA NA ITÁLIA

A Lancia abandonou todos os países da Europa, com exceção da Itália, onde com um só modelo ainda consegue sobreviver. O modelo em questão é o Lancia Ypsilon, que apesar dos anos transcorridos desde sua introdução no mercado, ainda consegue conservar-se com êxito em seu mercado doméstico.
Agora o pequeno modelo da Lancia, que compartilha plataforma com o bem-sucedido Fiat 500, acaba de estrear uma nova linha de motores, que ajudará a reduzir o consumo e as emissões, permitindo que a geração atual enfrente o resto de vida comercial que tem pela frente.
A oferta mecânica do Lancia Ypsilon estará agora formada por motores a gasolina GLP e GNC, além de um novo sistema de propulsão híbrido com base em um motor 1.0 Firefly, um bloco tricilíndrico aspirado que desenvolve 70 cv de potência e 92 Nm de torque máximo, que se combina com um motor/gerador elétrico BSG e com uma nova transmissão manual de 6 velocidades.
Trata-se do mesmo sistema de propulsão que há muito pouco tempo estrearam nos Fiat 500 e Fiat Panda, que se combina com uma pequena bateria de íons de lítio de 11 Ah.
O sistema armazena a energia cinética, produto das frenagens, que posteriormente é armazenada e utilizada para funcionar o motor térmico ao entrar em funcionamento o sistema Start&Stop, acrescentando ainda certa potência adicional nos processos de aceleração.
O incombustível Lancia Ypsilon adiciona alguns poucos anos a mais de vida à sua longa trajetória com esta nova proposta mecânica e embora parecesse que a marca não teria futuro além deste antiquado modelo, a verdade é que nos últimos meses começaram a surgir os primeiros rumores da possível entrada em cena de um novo modelo da Lancia para revitalizar a marca italiana e ensaiar um retorno ao marcado europeu.