MAZDA MX-30 2022 COM MAIS SUBSTÂNCIA E ESTILO

Primeiro veículo de produção 100% elétrico da Mazda, o MX-30 foi alvo de um upgrade. A geração de 2022 já está disponível para encomenda, com as primeiras unidades chegando à rede de concessionários da Europa em julho.
Destaque nesta evolução é o melhor desempenho do carregamento e dos equipamentos inerentes ao processo, bem como em melhorias na sonoridade da mecânica 100% elétrica e novas opções de cores do MX-30, tanto no exterior como nos acabamentos interiores, em uma linha que na Europa passa a ser composta de quatro níveis: Prime-Line, Exclusive-Line, Advantage e Makoto.
As atualizações técnicas integradas no Mazda MX-30 tornam ainda mais fácil a sua utilização. O BEV passa, a partir de agora, a suportar o carregamento AC trifásico de 11 kW. O carregamento rápido DC também foi melhorado, através do aumento de carga máxima que o veículo pode aceitar, de 40 para 50 kW, permitindo uma redução para apenas 26 minutos dos tempos de carregamento rápido DC, cerca de 10 minutos a menos que na versão anterior.
A sonoridade do MX-30 elétrico ajuda os condutores a reconhecer, no seu subconsciente, a quantidade de torque gerada pelo motor elétrico. A frequência sonora do automóvel também foi otimizada, combinando-se com os demais sons que são ouvidos em circulação, como as rodas e o ruído do vento, permitindo aos condutores reconhecer o volume de torque de uma forma natural, de modo que a sonoridade não se torne esquisita.
Em complemento aos esquemas de cores interiores Modern Confidence (de base branca) e Industrial Vintage (castanha) disponíveis até agora, o MX-30 2022 introduz uma nova especificação Urban Expression, de base preta, para um estilo mais marcado em seu design. Esse novo interior integralmente preto é pontuado por detalhes em cinza e em branco nos estofamentos em tecido, do tipo jeans, bem como pela adoção de cortiça castanho-escuro no console e nas guarnições das portas.
Em termos de carroceria, a paleta de cores passa a contemplar um tom sólido e quatro cores metalizadas, às quais se juntam quatro composições Multi-Tone, sendo que as maiores novidades são os tons Jet Black e Zircon Sand, cor recentemente integrada em outros modelos da linha Mazda. Este bege natural inspirado na areia de zircônio reflete a herança da Mazda no domínio da fabricação de moldes de fundição, podendo ser combinada com o tom preto, aplicado nos arcos que ligam os pilares A e C e ao teto, completando-se o conjunto com o novo interior Urban Expression. Outro dos esquemas Multi-Tone, permite a adoção integral da cor Jet Black em toda a carroceria, proposta também associada ao novo acabamento interior. Fruto do sucesso desde o seu lançamento, foi mantida na paleta Multi-Tone o popular Soul Red Crystal, tonalidade que pode, a partir de agora, também ser vista combinada com o teto/arco dos pilares em preto, criando um visual mais esportivo.
A geração 2022 do Mazda MX-30 na Europa
Fruto do sucesso registrado nos quase dois anos de comercialização na Europa, a linha 2022 do Mazda MX-30 vê-se agora enriquecida, passando a contemplar 4 níveis de equipamento: Prime-Line e Exclusive-Line, de características mais simples; Advantage, uma continuidade da versão especial lançada há um ano, passível de complementar com um dos interiores Modern Confidence ou Industrial Vintage; e, por fim, o novo topo de linha Makoto, que além do exposto antes pode ser configurado com o novo interior Urban Expression e com os packs Premium e Sunroof.
Mecanicamente não se registram alterações no propulsor e-Skyactiv, tecnologia que combina um motor 100% elétrico e uma bateria de íons de lítio de 35.5 kWh, gerando uma potência máxima de 107 kW/145 cv e um torque máximo de 271 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9.7 segundos, para um consumo energético que passa agora a ser de 17.9 kWh/100 km, mantendo-se naturalmente nulo o valor de emissões de CO2. Também a autonomia se mantém nos 200 km, extensível aos 265 km em ambiente urbano, superior à média de 48 km que os clientes europeus percorrem no seu dia a dia (valores combinados, WLTP).
Exteriormente e refletindo a renovada interpretação do design Kodo, o Mazda MX-30 destaca-se, entre outros, pelas portas Freestyle, de abertura oposta e abdicando do pilar central, subjacente ao conceito ‘Human Modern’ que se alastra ao habitáculo, que integra um console central flutuante com uma tela táctil de controle do sistema de ar-condicionado. Como elemento diferenciador mantêm-se os detalhes em cortiça, material projetado para minimizar o impacto ambiental do conjunto, assim como as forrações das portas, concebidas a partir de fibras obtidas da reciclagem de garrafas plásticas. Acrescenta-se uma ampla gama de funções i-Activsense adaptadas à temática elétrica, para um excelente desempenho, especificamente no nível da segurança.