MAZDA MX-30 CHEGA AOS ESTADOS UNIDOS COMO UM HÍBRIDO COM MOTOR ROTATIVO

Na Europa ele é conhecido como o primeiro modelo 100% elétrico da marca, mas em outros mercados como o Japão o Mazda MX-30 está sendo muito mais que um modelo puramente elétrico. O SUV de estilo coupe do fabricante de Hiroshima é oferecido também com uma versão Skyactiv-G com hibridação suave, embora não seja a única.
Acontece que agora o modelo está prestes a aterrissar nos Estados Unidos, e a Mazda confirmou a chegada ao mercado americano de uma versão antecipada há anos e que significa o regresso de seu famoso motor rotativo, embora de uma forma diferente à daqueles modelos esportivos da marca há décadas passadas.
Porque o MX-30 americano chegará com uma inédita versão híbrida plug-in que contará com um motor Wankel a gasolina para apoiar a parte elétrica. Isso foi confirmado pela própria marca ao pessoal da Car and Driver nos Estados Unidos, onde esta versão acompanhará o MX-30 100% elétrico.
A Mazda ainda não forneceu as especificações desta nova versão, mas como já começamos a saber com os primeiros dados deste regresso tão esperado, é mais que provável que o motor rotativo tenha um papel similar ao de outros modelos elétricos de autonomia estendida, como o BMW i3 REX e o Chevrolet Volt.
Ou seja, o Wankel não impulsionará as rodas diretamente, mas servirá para alimentar e estender a autonomia de um pacote de baterias que animará um powertrain 100% elétrico. Desta forma, este modelo será igual ao modelo 100% elétrico, só que com o extra de incluir um motor rotativo que servirá para ampliar ainda mais a autonomia elétrica sem a necessidade de parar a plugá-lo.
Falta saber quando esta versão desembarcará oficialmente nos Estados Unidos, que por enquanto parece que será o único a receber esta interessante versão que confirma que o famoso motor Wankel está oficialmente de volta.