MITSUBISHI AIRTREK: UM NOVO SUV 100% ELÉTRICO CRIADO ESPECIFICAMENTE PARA A CHINA

A Mitsubishi decidiu apostar na eletrificação em seu mais alto nível em um mercado chave para o veículo elétrico. O fabricante japonês aproveitou a celebração do Salão de Guangzhou 2021 para revelar o seu novo e esperado crossover 100% elétrico. O Mitsubishi Airtrek acaba de entrar em cena, um SUV elétrico criado especificamente para a China.
O desenvolvimento do novo Airtrek foi possível graças à colaboração que a Mitsubishi mantém em território chinês com o fabricante GAC. O projeto foi realizado pela joint-venture gerenciada por ambas as empresas. Um modelo que foi adiantado há apenas alguns meses através de um modelo conceitual. A versão de produção já está pronta para iniciar seu desembarque nos concessionários.
A marca japonesa optou por resgatar uma denominação comercial usada no passado para batizar o seu novo SUV elétrico. Está baseado na nova linguagem de design da Mitsubishi com uma parte frontal que exibe o conceito Dynamic Shield. Os grupos ópticos dianteiros estão divididos e a tecnologia LED é protagonista. Os faróis conectam com uma grande grade onde elementos cromados concentram parte da atenção.
Toda a parte inferior da carroceria está protegida por componentes de plástico. Na traseira, lanternas também com tecnologia LED têm uma disposição horizontal e envolvem parte da carroceria. Também cabe mencionar o desenho e a forma do para-choque traseiro. Aliás, as maçanetas das portas estão perfeitamente embutidas para melhorar a aerodinâmica.
Quanto ao interior do novo Airtrek, somos envolvidos por um ambiente digital e conectado. A Mitsubishi combinou um desenho limpo e moderno com uma ampla dotação tecnológica. A grande tela táctil panorâmica que coroa o console central é o centro nevrálgico. O uso desse componente permitiu a eliminação de inúmeros controles tradicionais. A isso há que somar um quadro de instrumentos digital.
A Mitsubishi também dá uma ênfase especial no fato de que a plataforma utilizada permitiu conseguir lugares traseiros muito amplos. A distância entre os eixos foi determinante nesse aspecto. Tudo isso apesar de ter dimensões exteriores compactas. O SUV mede 4.630 mm de comprimento, 1.920 mm de largura, 1.728 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.830 mm.
Deixando de lado seu design exterior e sua dotação tecnológica, por tratar-se de um automóvel elétrico, o verdadeiramente importante radica no sistema de propulsão. Nas entranhas do novo Airtrek se encontra uma bateria de íons de lítio de 70 kWh que tem como objetivo principal alimentar um só motor elétrico. A bateria está instalada no centro do piso, o que permite desfrutar de uma distribuição de peso ideal.
A autonomia do Airtrek é de 520 quilômetros segundo o ciclo de homologação CTLC utilizado na China. No caso de homologar-se sob o ciclo WLTP, muito mais restrito, a cifra final de autonomia rondaria previsivelmente os 400 quilômetros.
Com relação à chegada do Mitsubishi Airtrek ao mercado, o lançamento comercial acontecerá no primeiro semestre de 2022. Conforme se aproxime o momento da abertura do livro de pedidos serão fornecidos o resto dos detalhes. Entre eles, todos os seus preços. Será produzido localmente pela GAC Mitsubishi Motors. Por enquanto não há planos de vendê-lo fora da China.