MITSUBISHI LANÇA NO JAPÃO O NOVO LANCER CARGO
O mercado sentiu demais quando soube que o Mitsubishi Lancer não iria contar com um sucessor. O desaparecimento de um ícone do automobilismo deixou o caminho livre à Subaru, pois com o seu WRX STI, hoje é o único fabricante que conta com um carro dessas características. Além disso, pelo que se comenta no mercado, parece que a empresa japonesa não terá, pelo menos por enquanto, um novo modelo similar em sua linha, pois o investimento é muito elevado e, além disso, já não caminha mais sozinha, uma vez que a Aliança Renault-Nissan vigia bem de perto os seus passos.
No entanto, nestes dias chegou a notícia de que a Mitsubishi havia lançado um novo veículo batizado como Lancer. Em um primeiro momento ninguém acreditou que pudesse ser um substituto do sedan, pois não havia indícios disso. Isso foi confirmado quando surgiram as fotos de um modelo que nada tem a ver com o emblemático sedan da marca dos três diamantes.
O veículo que a Mitsubishi acaba de lançar no mercado chama-se Lancer Cargo, e como se pode ver nas imagens, nada tem a ver com o último Lancer. No Japão, as colaborações entre as marcas locais são muito comuns e há muitos anos a Nissan e a Mitsubishi fabricam vários modelos em conjunto para o seu mercado doméstico. O Lancer Cargo não é nada mais que uma versão do Nissan NV150AD com os logotipos trocados e alguns detalhes específicos.
Em termos mecânicos, o Mitsubishi Lancer Cargo é vendido no Japão com dois motores a gasolina e aspiração natural. O primeiro é um bloco de 1.5 litros DOHC com 111 cv e um torque máximo de 148 Nm. O segundo é um 1.6 DOHC com 109 cv e um torque máximo de 150 Nm com possibilidade de vir com tração total. Em ambos os casos a transmissão disponível será uma automática CVT com cinco velocidades.
O interior é dotado de cinco ou sete lugares e se situa como um dos mais amplos de seu segmento em seu mercado. Dentro de ambas as opções também haverá várias formas para organizar a carga, assim como a separação desta da área destinada aos passageiros.
Para terminar, o Mitsubishi Lancer Cargo não chegará a ser vendido em nenhum outro mercado. Na verdade o que veremos serão vários modelos concebidos entre ambas as empresas, pois a Mitsubishi se encarregará de hibridar a linha da Nissan e a Nissan se encarregará de proporcionar viabilidade e futuro à Mitsubishi.