REVELADO FINALMENTE O PRIMEIRO SSC TUATARA DE PRODUÇÃO

Vários meses depois de ter sido anunciada a entrega do primeiro exemplar de produção do brutal SSC Tuatara, seu proprietário decidiu apresentar esta unidade publicamente, a primeira de uma série limitada de somente 100. Este exemplar foi apresentado no âmbito do Salão da Filadélfia, já que seu proprietário vive nesta cidade.
Após um longo e tortuoso desenvolvimento, que incluiu o congelamento do projeto durante vários anos devido a problemas financeiros, o pessoal da SSC North America (antes Shelby Super Cars) conseguiu retomar o projeto e finalmente levar à produção o seu último e espetacular modelo, o SSC Tuatara projetado por Jason Castriota.
Este radical esportivo de dois lugares e de linhas afiladas foi apresentado originalmente em 2011 e, embora desde então o modelo tenha evoluído notavelmente na parte técnica, a verdade é que a nível estético é praticamente idêntico ao protótipo que foi apresentado naquela época. Sua radical figura é o fiel reflexo do trabalho de Castriota, que passada já uma década, continua sendo tão atraente e atemporal como no primeiro dia.
Esta unidade preta com detalhes em vermelho é o primeiro exemplar de produção fabricado pela pequena empresa americana, e foi entregue a seu proprietário em agosto do ano passado, durante os eventos do Monterey Car Week 2019.
Embora isto tenha sido amplamente anunciado pelo fabricante na ocasião, a verdade é que nunca chegamos a ver o exemplar fisicamente, pois a entrega aconteceu privadamente e o seu proprietário decidiu ocultar o modelo até o dia de hoje, com a finalidade de poder apresentá-lo oficialmente durante a abertura do Salão da Filadélfia 2020, que acontece entre os dias 8 e 17 de fevereiro.
Este exemplar do SSC Tuatara 2020 é, portanto, o primeiro que vemos com esta chamativa configuração cromática, em lugar da cor branca que mostravam todos os protótipos desde sua apresentação. Esta unidade dispõe de um motor V8 de 5.9 litros e duplo turbo que entrega entre 1.300 e 1.400 cv se for alimentado com gasolina convencional, mas aumenta até os 1.774 cv (1.750 hp) se em seu lugar for utilizado E85. Em relação ao seu desempenho, a SSC North America assegura que será capaz de bater o recorde de velocidade atual para veículos de produção, que neste momento está em poder do Bugatti Chiron Super Sport 300+, com uma velocidade de 490.84 km/h ou 304.787 mph.