UM DOS ÚNICOS 4 MERCEDES-BENZ CLK LM OFICIAIS DE 1998 ESTÁ À VENDA EM LONDRES
O Mercedes-Benz CLK GTR é um dos carros mais bem-sucedidos em corridas de resistência da marca alemã. Após vencer o Campeonato FIA GT de 1997, a Mercedes-Benz decidiu evoluir o CLK GTR e desenvolver uma segunda versão que melhorasse ainda mais o desempenho do primeiro modelo. Embora não conseguisse ter o sucesso de seu antecessor, o Mercedes-Benz CLK LM é parte da história moderna em competição da empresa da estrela.
Para construir o CLK GTR, a Mercedes-Benz comprou um chassi McLaren F1 GTR #11R da equipe privada Larbre Competition e implementou uma longa lista de modificações. Entre elas, uma carroceria e um motor próprio que, após apenas 128 dias, já tornou o carro uma arma competitiva. Depois de uma estreia esplendorosa, o CLK GTR ganhou o campeonato de construtores e o de pilotos durante o Campeonato FIA GT de 1997.
Isso não era suficiente e a Mercedes-Benz quis dominar as 24 Horas de Le Mans com uma versão evoluída do CLK GTR. Com uma carroceria projetada para adaptar-se às longas retas do Circuito de La Sarthe, o CLK GTR se converteu no Mercedes-Benz CLK LM, mas uma série de problemas no motor impediram que o modelo conseguisse terminar a corrida de resistência mais famosa do mundo.
Agora, um dos únicos 4 Mercedes-Benz CLK LM oficiais de 1998 acaba de surgir à venda. Segundo o anúncio da Joe Macari, onde está à venda em Londres (Reino Unido), este exemplar foi usado como veículo de testes durante a temporada. Uma vez finalizada a campanha em competição, o carro foi vendido a um colecionador japonês, que o conservou durante 15 anos antes de voltar a vendê-lo.
Passaria então às mãos de um colecionador francês e, em 2017, foi adquirido por seu atual proprietário. Desde então, o Mercedes-Benz CLK LM está no Reino Unido e está registrado para um uso legal em estrada. Seu último serviço foi efetuado em abril de 2021, quando recebeu um novo tanque de gasolina e novas bombas de combustível, foram retificados os freios de carbono, foi revisada a suspensão e foi substituído o sistema de extinção de incêndios.
Não foi divulgado o preço de venda deste Mercedes-Benz CLK LM de 1998, mas certamente que não sairá barato dada sua exclusividade.