2023 - WULING BINGO

Famoso por ser o criador do HongGuang Mini EV (um dos carros elétricos mais vendidos do mundo), o fabricante chinês Wuling apresenta agora um modelo urbano com grandes ambições. Eles confiam tanto nele por causa do seu preço de partida, que ronda o equivalente a 75.000 reais em seu país.
Ele chama-se Bingo e se trata de um carro ‘low cost’ com capacidade para quatro pessoas. Chegará ao mercado chinês entre o final de fevereiro e começo de março, e tentará conquistar os clientes locais graças a uma série de interessantes especificações.
A nova criatura da Wuling é de pequeno tamanho, com um comprimento ligeiramente inferior aos 4.0 metros, uma largura de 1.7 metros e uma altura próxima aos 1.6 metros. Apesar de sua natureza elétrica, pesa menos de 1.000 kg, de modo que seu consumo de eletricidade não é elevado.
Em termos de capacidade da bateria, o Bingo está disponível em duas versões: a de acesso tem uma bateria de 17.4 kWh e um motor de 30 kW (41 cv), enquanto que a outra conta com uma bateria maior, de 31.9 kWh, e de um propulsor de 50 kW (68 cv). Obviamente, a autonomia e os preços mudam em função da versão escolhida.
O Bingo menos potente oferece com uma carga um alcance por volta de 150 km no ciclo WLTP, suficiente para os percursos urbanos diários, e custa o equivalente a 75.000 reais.
Por sua parte, a opção mais exclusiva anuncia uma distância de 250 km (também no ciclo WLTP) e pode ser adquirido pelo equivalente a 117.000 reais. Em qualquer caso, a velocidade do veículo é limitada a 100 km/h.
Podemos dizer que o Bingo lembra um pouco o Citroën C3, por sua fisionomia, e também tem traços estéticos do Smart, sobretudo os faróis ovalados. Enfim, já se sabe que os designers chineses são especialistas em plagiar veículos conhecidos.