Aixam-Mega é um grupo francês que fabrica automóveis tanto diesel como elétricos. Aixam foi fundada em 1983 com o objetivo de fabricar microcarros e se instalou em Aix-les-Bains, na antiga fábrica de microcarros da falida Arola.
Em 1984 surgiu o primeiro Aixam que podia ser conduzido sem licença. O veículo não era outra coisa senão um Arola ressuscitado e evidentemente não precisava de licença de conduzir, já que estava classificado como quadriciclo e tinha uma velocidade máxima de 45 km/h. Um ano mais tarde, a Aixam completou sua linha inicial com o lançamento de seu primeiro motor TQM que atingia uma velocidade máxima de 75 km/h.
Em 1988 foram obtidos os primeiros êxitos nos testes de colisão. Embora a legislação não obrigasse, a Aixam foi o primeiro e único fabricante que conseguiu passar com êxito um carro, cuja condução não se requeria licença de dirigir, no teste de colisão nas normas para automóveis. A Aixam tomou esta iniciativa por considerá-la necessária para melhorar a segurança e o conforto de seus clientes.
Em 1989 a Aixam inovou e desenvolveu uma linha de veículos utilitários de 500 cc.
Em 1991 a Aixam lançou seu primeiro motor bicilíndrico, de refrigeração a água.
Em 1992, quase 10 anos depois da criação da empresa, a Aixam se converteu no grupo Aixam-Mega, com o nascimento da nova marca Mega. Essa iniciativa deu-se pela vontade do novo grupo em diversificar-se e implantar-se no mercado de carros de passeio convencionais.
Desde então, a marca Aixam tem ampliado e renovado sua linha constantemente, com a Aixam-Mega convertendo-se em um dos maiores fabricantes europeus de microcarros e seus produtos estão disponíveis em países como Áustria, Bélgica, Finlândia, Grécia, Holanda, Itália, Lituânia, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suiça e Reino Unido.