
A história deste fabricante de automóveis começou em 1896 quando Harry A. Knox projetou e construiu um motor de quatro cilindros para o modelo Overman, que foi fabricado pela Overman Wheel Company entre 1899 e 1900.
O Overman serviu de base para o Knox. O modelo Knox foi fabricado pela Knox Automobile Company entre 1900 e 1915, no entanto, Harry Knox abandonou a empresa em 1904 devido a algum desacordo e em 1905 fundou a Knox Motor Truck Company para fabricar, em princípio, veículos de transporte público.
Naquela época, Harry Knox fez uma proposta à empresa que produzia o modelo Sunset em San Francisco, California, para fabricar o carro sob licença. Em princípio se mostraram reticentes, mas depois do terremoto que assolou San Francisco em 1906, mudaram de opinião.
Ao mesmo tempo, Harry Knox se viu forçado a retirar o nome “Knox” de suas atividades empresariais e no final de 1907 renomeou a companhia como Atlas Motor Car Company.
A Atlas Motor Car Company, estava localizada em Springfield, Massachusetts. O modelo Atlas de 1908, era baseado no Sunset, e utilizava o mesmo motor de dois tempos. O motor de 2 cilindros e 22 cv foi utilizado nas furgonetas de entrega da Atlas (Delivery Van) o no taxi (Taxicab). Harry Knox melhorou o motor e desenvolveu uma versão de 3 cilindros e 34 cv. Mais tarde ofereceria uma versão de 4 cilindros e 60 cv.
Os carros da Atlas de 1909 eram equipados com motores de 2 tempos de 2 e 3 cilindros. Havia o modelo Runabout com motores de 2 e 3 cilindros, e os modelos Town Car, Delivery Wagon e Taxicab com motores de 3 cilindros, e o mais popular de todos, o Atlas Touring equipado também com um motor de 3 cilindros.
Os motores Atlas de 2 tempos eram simples, flexíveis, eficientes e muito fortes. Os motores Atlas tinham as características de outros motores maiores de 4 tempos e 4 cilindros, mas sem suas complicações nem sua custosa manutenção.
Os traços característicos que eram compartilhados pelos primeiros carros da Atlas eram sua transmissão de 3 velocidades, a distância entre-eixos de 110 polegadas, rodas de 34 polegadas, pneus e lâmpadas de acetileno e de petróleo.
A empresa inscreveu um modelo Atlas na “Vanderbilt Cup” de 1909, tornando-se o primeiro carro com motor de 2 tempos a competir em uma prova automobilística de longa distância. Este feito foi utilizado a nível promocional.
A linha Atlas de 1911 incluía um novo projeto tipo Torpedo e motores de 2 tempos maiores. Eram oferecidos os modelos Torpedo, Touring, Tonneau e Sedan 4 portas de 40 cv. Também se ofereciam os modelos Runabout com motores de 20 cv, Delivery Wagon e Taxicab. Os preços oscilavam entre os 1.250 e os 2.500 dólares.