A história da Autovia é uma história curta. Foi uma marca subsidiária da Riley, fundada no final de 1936 em Coventry, Reino Unido, e teve como Diretor Geral um dos principais vendedores da Riley naquela época.
O nome Autovia foi utilizado para tentar criar uma nova marca da fábrica para comercializar o Riley 8/90 cujas vendas não haviam sido como as esperadas.
Obviamente, os carros da Autovia compartilhavam muitas características de projeto da Riley, como o motor e a transmissão que eram evoluções dos utilizados pelo Riley 8/90. O Autovia era fabricado utilizando os motores Riley 1.5, o mesmo que utilizava o Riley 8/90, um motor de 2.9 litros a 4.700 rpm que dispunha de 2 carburadores.
Os carros foram vendidos principalmente como chassi, já que eram encarroçados por empresas externas, mas não tiveram sucesso e foram fabricadas apenas 35 unidades.
A Autovia teve seu fim antecipado em 1938 ao ser vendida pela Riley em uma tentativa desesperada em manter-se viva antes de ser absorvida pela Morris.