Samuel Robinson Bailey fabricou o Bailey Electric em Amesbury, Massachusetts. Bailey era construtor de carruagens e havia aperfeiçoado o funcionamento das máquinas a vapor. Bailey foi o primeiro na indústria automotiva a utilizar para-brisas em suas carruagens.
Segundo a história da família Bailey, o primeiro modelo Bailey Electric foi fabricado em 1898, mas os motores existentes naquela época não podiam carregar as pesadas baterias que eram necessárias. Não obstante naquela época, Thomas Edison trabalhava em uma nova bateria mais leve e confiável que podia ser utilizada pelo carro de Bailey. Existe uma fotografia anterior a 1909 em que se vê Thomas Edison com o Bailey Electric depois de haver realizado um teste controlado de resistência de 1.600 km.
O Bailey Electric ficou pronto para a produção em série até 1907. Embora o primeiro protótipo tivesse sido construído em 1898, a data inicial do início da produção em série foi 1907.
Os anos de experimentos com o carro debilitaram enormemente as finanças da “Bailey Carriage Company”, que teve de vender participações para obter o capital necessário para fabricar seus carros. Em 1907 o nome da empresa foi mudado para “S. R. Bailey & Company Inc.”.
O modelo Victoria Phaeton foi o mais conhecido da empresa pela beleza de seu design, a engenhosa construção mecânica e seu elevado nível de qualidade, por seus acabamentos realizados a mão e com bons materiais. Foi sem dúvida, o carro elétrico mais leve de seu tipo fabricado até aquele momento. Apesar da grande capacidade de suas baterias e da potência de seu robusto motor, o Victoria Phaeton pesava somente 907 kg. O veículo sem motor e sem baterias pesava somente 374 kg.
Em 1909, e com um preço de 2.000 dólares, o Bailey Electric era o carro perfeito para a cidade. Os modelos da Bailey Electric se destacavam por seu atrativo aspecto exterior com madeira laminada, sua transmissão por correntes, seu motor General Electric e sua bateria Edison. O lema do Bailey Electric era “Fast enough, far enough”, algo como (Suficientemente rápido, suficientemente longe).
Em 1914 o Modelo “F”, realizou 200 km a uma velocidade média de 32 km/h, e uma velocidade máxima registrada de 44 km/h.
Não existe nenhum registro de que os modelos da Bailey Electric foram produzidos depois de 1915.