A história da Ballot iniciou realmente em 1905, quando os irmãos Edouard e Maurice Ballot começaram a fabricar motores marítimos do tipo industrial. A decisão de fabricar seu primeiro carro surgiu quando no final de 1918, chegou à França a notícia de que a famosa corrida das 500 Milhas de Indianápolis nos EUA voltaria a ser celebrada em 1919 depois de ter sido suspensa durante 2 anos, então os irmãos Ballot decidiram participar. O ex-engenheiro da Peugeot, Ernest Henry, designer do famoso Peugeot Grand Prix, foi o encarregado de desenvolver o novo carro.
Depois de 101 dias de trabalho, foram fabricados 4 exemplares. Tratava-se de um carro leve e compacto, equipado com um motor de 8 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro. Durante os testes do carro, realizados pelo piloto francês Rene Thomas, o carro proporcionou grandes sensações e se revelou muito veloz. Apesar dos graves problemas que o Ballot teve nas rodas e nos pneus, conseguiu um 4º lugar na prova.
No ano seguinte, em 1920, a fórmula Indianapolis foi limitada a 3.0 litros. Devido a isso, Henry desenvolveu um novo 8 cilindros de 3.0 litros que se classificou em 2° lugar.
Em 1921, o Ballot conseguiu o 2º lugar no Grande Prêmio da França e garantiu a vitória e o lugar de honra no Primeiro Grande Prêmio da Itália que se disputou no mês de setembro em Brescia. A Ballot decidiu então produzir um novo modelo de corridas de 4 cilindros e 2.0 litros, modelo que foi batizado com o nome de 2 LS Bialbero. Um destes carros demonstrou todo o seu considerável potencial nas 24 Horas de Spa, dominando toda a corrida até a última volta, na qual infelizmente, rompeu a suspensão traseira.
Entre 1921 e 1924 foram fabricados por volta de cem destes carros de 2.0 litros, com as suas características 4 válvulas por cilindro. O custo do carro era quase proibitivo, e se apostou em 1923 por uma versão mais barata, denominada 2 LT, que tinha 3 virabrequins. A versão esportiva, com válvulas de tamanho maior, o 2 LTS, surgiu em 1925.
No Salão de Paris de 1926 foi apresentado o modelo 2 LT6, um 6 cilindros de 2.0 litros, que seria incluído no catálogo da Ballot de 1927, mas que nunca chegou a entrar em produção.
Em 1928, a Ballot apresentou um 8 cilindros em linha, o modelo RH Straight-Eight de 2.8 litros. Sua cilindrada, de 2.874 cc, foi aumentada posteriormente a 3.054 cc, mas não obteve êxito, pois o carro era muito pesado.
Nos anos da depressão econômica, a Ballot entrou em uma grave situação financeira e foi absorvida pela Hispano-Suiza.