
A empresa australiana Bolwell foi fundada nos anos 50 por três irmãos: Campbell, Winston e Graeme Bolwell, com a ideia de fabricar carros esportivos de alto desempenho em pequenas séries.
Nas primeiras etapas da empresa cada irmão desenvolvia seus próprios projetos, utilizando para isso restos do estoque de empresas que haviam fechado antes e depois da Segunda Guerra Mundial.
Em 1963, com o lançamento do MK IV com carroceria de fibra de vidro, a Bolwell passou de um fabricante de automóveis de ‘hobby’ a ser um fabricante sério de automóveis tipo ‘kit-car’.
Durante essa época, a Bolwell soube ganhar uma clientela de fiéis devotos que adoravam a ideia de poder escolher as suas próprias mecânicas.
Em 1967, a Bolwell lançou o MK VII. Com esse modelo, pela primeira vez o comprador tinha a opção de adquirir o carro completamente montado pela fábrica.
O ponto culminante da empresa chegou em 1969 com o surgimento do MK VIII Nagari, um coupe esportivo que incorporava muitas inovações de projeto. Graeme Bolwell havia estado de férias no Reino Unido, e a maior parte de seu tempo havia passado na Lotus colhendo ideias. O Nagari incorporava motores Ford V8 302 e 351 potenciados e eram atraentes. A intenção era poder exportá-lo aos Estados Unidos, mas as regulamentações desse país impediram.
A empresa perdeu muito dinheiro em 1979, quando criava o MK IX Ikara, um gran turismo futurista, do qual somente foram vendidas 20 unidades na Austrália e seu projeto foi vendido a uma empresa grega. Hoje em dia a empresa segue produzindo seus modelos em Seaford, no estado de Victoria, na Austrália.