Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Fabricantes
  2. BRISCOE

Fabricantes

Fabricantes

    1. A
    2. B
    3. C
    4. D
    5. E
    6. F
    7. G
    8. H
    9. I
    10. J
    11. K
    12. L
    13. M
    14. N
    15. O
    16. P
    17. Q
    18. R
    19. S
    20. T
    21. U
    22. V
    23. W
    24. X
    25. Y
    26. Z

    BRISCOE

    Voltar
    BRISCOE

    Apesar de essa história pretender somente apresentar a origem da marca Briscoe, é importante dar uma repassada na vida de seu criador dada a relevância que teve nos primeiros dias da indústria automobilística americana.

    Benjamin Briscoe (1867-1945) nasceu em Detroit, Michigan e foi um pioneiro da indústria automobilística.

    Briscoe entrou no mundo dos negócios aos 18 anos. Com um capital de 472 dólares fundou a empresa ‘Benjamin Briscoe & Co.’ para fabricar peças de metal laminado e estanho. Mais tarde passou a fazer parte da ‘American Can Company’. Em 1886 inventou uma máquina para a produção de tubos enrugados para a ‘Briscoe & Detroit Galvanizing Works’, que se tornaria mais tarde a ‘Briscoe Manufacturing Company’, empresa que chegou a especializar-se na fabricação de radiadores para a nova e emergente indústria automobilística.

    Em 1901, quando a indústria automobilística estava ainda no início, Briscoe ajudou a financiar o primeiro carro de David Buick.

    Em 1904, Benjamin Briscoe se uniu a Jonathan Maxwell, tornando-se o presidente da ‘Maxwell-Briscoe Motor Company’ para produzir os modelos Maxwell. Esse foi provavelmente o maior sucesso de Benjamin Briscoe na indústria automobilística. A empresa foi apoiada pelos banqueiros ‘J. P. Morgan & Co.’ e ‘Richard Irvin & Co.’, mas com o ambiente de pânico em 1907, Briscoe teve péssimas experiências com eles e decidiu que teria que buscar outras formas de financiamento.

    Briscoe teve a ideia de unificar as quatro maiores empresas fabricantes de automóveis na época: Ford, Buick, REO e Maxwell-Briscoe, em uma só empresa, mas suas negociações com William C. Durant, Henry Ford e Ransom E. Olds fracassaram. Briscoe decidiu então criar sua própria corporação e o resultado foi a ‘United States Motor Company’.

    A ‘United States Motor Company’ continuou a produção dos modelos Maxwell e logo também produziria o Stoddard-Dayton, o pequeno Brush (onde estava seu irmão Frank Briscoe), os caminhões Alden-Sampson e outros. A empresa seguiu utilizando as velhas fábricas da Maxwell-Briscoe e comprou muitas ações da ‘Columbia Motor Car Co.’ proprietária de muitas patentes, incluindo a patente de Selden.

    Nessa época, Briscoe chegou a ter a opção de compra da Cadillac durante algum tempo, mas nunca a exerceu e isso levou a Cadillac mais tarde fazer parte do grupo de William C. Durant, a ‘General Motors Corporation’.

    Em 1910 os banqueiros investiram 6.000.000 de dólares na ‘United States Motor Company’, mas o financiamento demonstrou ser inadequado e a empresa entrou em bancarrota em 1912. Briscoe foi forçado a se demitir e Walter Flanders assumiu os ativos da empresa e a reorganizou com o nome de ‘Maxwell Motor Co.’, que mais tarde se tornaria a ‘Chrysler Corporation’.

    Alguns meses depois da saída de Benjamin Briscoe da ‘United States Motor Company’, ele e seu irmão Frank, se mudaram para a França e fundaram a ‘Briscoe Frères’ em Billancourt, a cidade da Renault, com o objetivo de projetar e construir um carro no velho continente com métodos americanos. O resultado foi o ‘cyclecar’ Ajax.

    Um ano mais tarde, os dois irmãos apresentaram o carro dizendo que era o resultado de um projeto realizado por um estúdio de design francês e foi anunciado como ‘o primeiro carro francês com preço americano’. O carro foi colocado à venda a um preço equivalente a 750 dólares americanos da época, mas esse preço não incluía a capota, o para-brisas, nem o arranque, que eram opcionais.

    Os carros Briscoe

    Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, Benjamin Briscoe teve que dedicar suas instalações à produção de material de guerra.

    Em 1914, Benjamin Briscoe voltou aos Estados Unidos onde seus companheiros começaram a produzir os modelos Briscoe em Jackson, Michigan, embora ele pessoalmente não continuasse no negócio de automóveis.

    Os primeiros modelos Briscoe, fabricados entre 1914 e 1915 tinham um motor de quatro cilindros de 2.5 litros e uma carroceria leve feita de um material cuja composição era de papelão/pedra. Seu traço mais característico era seu único farol central tipo ‘ciclope’ sobre a grade do radiador, mas esse sistema teve logo que ser abandonado porque era ilegal em alguns estados americanos e foi adotado o sistema tradicional de dois faróis na parte dianteira dispostos um de cada lado do carro.

    O modelo Briscoe de dois lugares de 1915 tinha um sistema de ajuste do banco denominado ‘cloverleaf’ que permitia acomodar até três passageiros.

    Em 1916 foram fabricadas algumas unidades com motores V8 e as vendas dos modelos Briscoe foram aumentando ano após ano até 1920.

    No final de 1921, o modelo Briscoe de 4 cilindros começou a ser comercializado com o nome de Earl, mas a produção cessou em 1923. A produção total da Briscoe e Earl situou-se ao redor das 75.000 unidades.

    Durante a Primeira Guerra Mundial, depois de seu regresso aos Estados Unidos, Benjamin Briscoe deixou de dedicar-se pessoalmente ao negócio dos automóveis e se alistou na ‘United States Navy’ com o posto de ‘Comodoro’. Esteve em serviço tanto na Itália como na França, recebeu a Cruz Naval e foi membro da Legião de Honra francesa.

    Depois da guerra, Briscoe, juntamente com outros empresários amigos desenvolveram um novo processo para refinar o petróleo cru. Mudou-se para Montreal, no Canadá, como diretor de uma empresa petrolífera que mais tarde seria absorvida pela ‘Texaco’. Mais tarde esteve envolvido na extração de ouro no Colorado. Por volta de 1940 se aposentou em uma fazenda de 3.000 acres em Marion County, Florida, onde trabalhou com hormônios de crescimento para árvores.

    Benjamin Briscoe morreu aos 78 anos em sua casa, perto de Dunnellon, Florida.

    Compartilhe:

    • Facebook
    • Twitter
    • WhatsApp
    • E-mail

    Carros da fabricante

    1919

    BRISCOE TOURING

    1915

    BRISCOE CLOVERLEAF ROADSTER

    Ver todos carros
    Ir para a página inicial
    • Notícias
    • Fabricantes
    • Carros
    • Contato
    • Sobre
    • Termos de uso

    Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

    “PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

    © PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

    Compartilhe por e-mail

    1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

    Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter