
A Chaparral Cars foi uma equipe de corridas de automóveis dos Estados Unidos que construiu protótipos de modelos de corridas desde o início da década de 60 até o princípio da década de 80.
A Chaparral foi fundada em 1962 por Hap Sharp e Jim Hall, um magnata do petróleo do Texas. Os dois reuniam uma impressionante combinação de habilidades em engenharia e pilotagem de carros de corridas. O nome ‘Chaparral’ se formou da inspiração nos sobrenomes dos dois fundadores.
Ao longo dos anos 60 e 70, os protótipos de corridas Chaparral tiveram um grande sucesso nos circuitos de corridas tanto dos Estados Unidos como da Europa, e também competiram no Canadá. Apesar de vencer as 500 Milhas de Indianapolis de 1980, a equipe Chaparral Motor Racing sobreviveu apenas até 1982.
A Chaparral foi a primeira a introduzir de forma eficaz as entradas de ar, os spoilers e aerofólios controlados pelo condutor. O efeito solo conseguido no Chaparral 2J fez com que o carro fosse conhecido popularmente como ‘o aspirador’. A utilização de uma transmissão semi-automática por parte de Jim Hall em um dos modelos da Chaparral, permitiu uma grande flexibilidade no uso de dispositivos aerodinâmicos ajustáveis.
O desenvolvimento tanto em aerodinâmica como em pneus a que foram submetidos os carros de corridas Chaparral foi importante durante os anos 60 e 70. Jim Hall enfocava os problemas técnicos de forma metódica e conseguiu acesso à equipe de engenheiros da Chevrolet, assim como da Firestone, realizando mudanças revolucionárias em aerodinâmica, fazendo disso uma arte.
O Chaparral 1 foi o primeiro carro que levou o nome de Chaparral e foi o modelo que marcou a transição de Jim Hall de piloto participante em corridas a fabricante. Projetado entre 1957 e 1961 por Dick Troutman e Tom Barnes, o Chaparral 1 utilizava um motor dianteiro como os carros convencionais e era a versão em desenvolvimento de um carro esportivo e foi fabricado por Lance Reventlow. Jim Hall competiu com sucesso nesse carro, mas como o Chaparral 1 não era um projeto seu, foram fabricadas outras unidades que foram vendidas para reduzir custos. O Chaparral 1 foi o único Chaparral utilizado por outros pilotos antes de se fundar a empresa fabricante de carros Chaparral.
Em 1962, Jim Hall e Hap Sharp fundaram a Chaparral Cars e começaram imediatamente o projeto e construção do Chaparral 2, um carro de motor central inspirado na indústria aeroespacial com um semi-chassi monocasco de fibra de vidro. Em sua primeira corrida em Riverside, quase terminando a temporada de 1963, Jim Hall colocou o Chaparral 2 na pole position com um novo recorde de pista, mas infelizmente e depois das primeiras voltas, um problema elétrico o deixou fora da corrida.
Pilotando o Chaparral 2, Jim Hall, venceu a United States Road Racing Championship (USRRC) em 1964. Em 15 corridas, o Chaparral 2 conseguiu 7 vitórias, 6 segundos e 2 terceiros lugares. Em 1965 o Chaparral 2 dominou nos Estados Unidos com 16 vitórias em 21 corridas, e venceu as 12 horas de Sebring, uma das pistas mais difíceis dos EUA, competindo com participantes de nível internacional.
Durante o desenvolvimento do Chaparral 2, Jim Hall aproveitou a oportunidade para colocar em prática suas teorias sobre a força aerodinâmica e a polarização produzida pelo peso da roda traseira. Além disso, introduziu o uso inovador de materiais de fibra de vidro como elementos estruturais. Nessa mesma série de carros, Hall também desenvolveu duas unidades com chassi convencional de alumínio.
Em 1966 foi introduzido o Chaparral 2E com um característico e singular aerofólio elevado para participar na série Can-Am. Os Chaparral 2E fizeram uma dobradinha em Laguna Seca com Phil Hill e Jim Hall como pilotos. Em 1966 também surgiu o Chaparral 2D para participar do Campeonato Mundial de Resistência, vencendo os 1.000 Km de Nürburgring com Phil Hill e Jo Bonnier como pilotos.
Em 1967 foi introduzido o Chaparral 2F, um coupe com um aerofólio elevado para participar no Campeonato Mundial de Resistência. Fez a volta mais rápida em cinco de suas oito participações e venceu sua última corrida em Brands Hatch.
Em 1970, a Chaparral apresentou seu modelo mais polêmico, o Chaparral 2J. O carro dispunha de um motor independente que fazia girar dois ventiladores de ar situados na parte traseira do carro que absorviam o ar que se acumulava debaixo do carro para gerar força de sucção. O carro foi rapidamente proibido depois de conseguir a pole position em três de suas quatro participações.
Em 1978, a Chaparral venceu a Indy com um Chaparral Lola pilotado por Al Unser.
Em 1979, a Chaparral decidiu fabricar seu próprio carro para a Indy, o Chaparral 2K. Al Unser liderou a corrida até que a transmissão do 2K falhou e lhe deixou fora da corrida.
Em 1980, um Chaparral 2K pilotado por Johnny Rutherford venceu as 500 milhas de Indianapolis, a USAC e a Cart National Championships.
Hoje em dia, os Chaparral 2, 2D, 2E, 2F, 2H, 2J e 2K, são exibidos de forma permanente na ‘Chaparral Gallery’ do ‘Permian Basin Petroleum Museum’ de Midland, Texas.