
A Clan Motor Company Limited foi uma pequena empresa britânica fundada em 1969 por Paul Haussauer, ex-colaborador da Lotus. Em 1971 iniciou sua produção em uma nova fábrica montada com a ajuda de uma subvenção do governo, situada em Washington, no condado de Durham, Inglaterra.
Seu primeiro modelo foi o Crusader, um coupe leve que se fornecia tanto em kit como totalmente construído. O Clan Crusader era equipado com um motor traseiro Hillman Imp de 875 cc e a carroceria era de fibra de vidro. O carro foi projetado por um grupo de ex-engenheiros da Lotus dirigidos por Paul Haussauer e com o assessoramento do estilista John Frayling.
Apesar das modificações introduzidas e de haver obtido algum sucesso em competições, o Crusader era um carro caro comparado a seus rivais, custava 1.400 libras esterlinas. A empresa encerrou suas atividades em novembro de 1973 com uma produção total de 315 unidades do Crusader.
Um tempo depois, a marca ressuscitou na Irlanda do Norte através de uma empresa renomeada como Clan Cars Limited. A Clan Cars Limited apresentou uma versão melhorada do Crusader, denominada ‘Clan II’, também apelidada popularmente como ‘Irish Clan’. Essa nova versão apresentava novidades importantes, como por exemplo, os freios a disco. O interior era estofado em couro, os faróis eram retráteis, e o motor Imp havia sido potenciado até os 998 cc. Esse modelo foi fabricado até 1985.
Em 1986, em seguida de um acordo com Andreas Kaisis, um homem de negócios grego-cipriota, a Clan Cars Ltd foi reorganizada em Nicosia, capital do Chipe. No entanto, seguiria conservando estreitas relações com as ilhas britânicas com instalações comerciais em Newtownards, na Irlanda do Norte.
A nova versão do ‘Clan II’ era propulsionada por um motor de 4 cilindros e 1500 cc colocado no centro e que procedia do Alfa 33. Também foi lançada uma versão mais esportiva, o ‘Clover’. Esta versão se reconhecia facilmente porque suas asas eram mais inchadas que as do ‘Clan II’. Esse carro era muito leve devido principalmente a sua carroceria de fibra de vidro.
Através de um acordo, a rede comercial da Alfa Romeo no Reino Unido participava na distribuição e na manutenção dos carros da Clan Cars Ltd.
Finalmente, devido a problemas financeiros, a empresa entrou em liquidação em julho de 1987.