
A empresa italiana Testadoro, ativa durante quase três anos, de 1946 a 1949, no campo da regulagem de motores FIAT com um cabeçote especial de bronze fundido (daí o seu nome), é mais lembrada por alguns carros de corridas derivados dos FIAT 500 ‘Topolino’ e 1100.
O último carro produzido por esta empresa na longa tradição de esportivos italianos deveria ser uma barchetta projetada para a classe 1100 Sport Internazionale, mas ficou inacabada desde 1951.
Mais de setenta anos depois, o Testadoro renasceu graças à tenacidade de Dario Pasqualini, um artista de Cumiana (Turin), que retomou o projeto original e criou o novo Testadoro Barchetta 1951 dedicado à época dos famosos preparadores de Turin, oficinas conhecidas localmente como ‘boite’.
A Barchetta de 1951 é um esportivo de dois lugares conversível em perfeita harmonia com o espírito, o estilo e a tecnologia de princípios dos anos 50, começando pelo motor do mencionado FIAT 1100 ‘Musone’ e o chassi tubular, até a carroceria de alumínio ultraleve, baixa e aerodinâmica.