A ZAZ (Zaporozskij Avtomobilnij Zavod), também conhecida como AvtoZAZ, antigo nome da empresa matriz, é o principal fabricante de automóveis da Ucrânia e tem sua sede na localidade de Zaporizhia.
Abraham Kopp fundou sua própria fábrica em 1863. Mais tarde ela foi nacionalizada para produzir colheitadeiras e foi renomeada como ‘Kommunar’. Em 1930 a Kommunar começou a produzir as primeiras colheitadeiras soviéticas que eram baseadas na americana ‘Holt Caterpillar’. A produção em território soviético permitiu à URSS deixar de importá-las do estrangeiro.
Em novembro de 1958 o governo soviético decidiu fazer algumas mudanças na produção e começar a fabricação de pequenos automóveis populares. Com a finalidade de apresentar a remodelação da empresa, ela foi rebatizada com o nome de ZAZ, ao mesmo tempo em que se completava a construção da nova fábrica ‘Mikoyan Diesel-Building Factory’, que fazia parte do consórcio Soyuzdiesel, na localidade ucraniana de Melitopol. Mais tarde a nova fábrica mudaria seu nome para ‘Melitopol Motor Factory’, mais conhecida como ‘MeMZ’.
O primeiro carro projetado na fábrica foi o ZAZ 965 Zaporozhets, e entrou em produção em 1960. Os modelos denominados Zaporozhets eram equipados com motores traseiros de 4 cilindros em V, refrigerados a ar, fabricados pela ‘MeMZ’.
A carroceria dos modelos 965 era similar à do Fiat 600 e foi apelidada de Hatchback Zaporozhets. Os projetos posteriores dos ZAZ 966 e 968 eram claramente inspirados no NSU Prinz.
Apesar de sua pouca confiabilidade e seu baixo prestígio, esses carros eram muito populares entre os soviéticos, tornando-se o carro dos aposentados e dos intelectuais, já que eram mais baratos que os demais carros de fabricação soviética.
Entre 1960 e 1994 (um longo período de 34 anos) foi fabricado um grande número de versões do Zaporozhets, inclusive havia versões para pessoas incapacitadas, que eram equipadas com uma direção modificada. No total foram fabricadas 3.422.444 unidades do Zaporozhets, todas elas equipadas com os motores refrigerados a ar que saíam da fábrica da ‘MeMZ’ de Melitopol. O Zaporozhets foi vendido também na Checoslováquia, na Alemanha Oriental, na Hungria e em outros países da cortina de ferro da época.
Em 1975 a fábrica se consolidou dentro do grupo AvtoZAZ (que se transformou em sociedade anônima em 1990). Em 1986, a ZAZ, junto com a ‘Comau’ instalou um novo complexo de produção. A fábrica de autopeças IZAA, em Illichivsk, cidade que se tornou em um dos maiores portos de transporte marítimo do Mar Negro e desde então, Illichivsk se tornou em um enclave básico da exportação da AvtoZAZ.
Em 1988, foi apresentado o modelo Tavria de tração dianteira. Era equipado com um motor dianteiro refrigerado a água fabricado pela ‘MeMZ’. Algumas unidades do Tavria foram exportadas para a Checoslováquia. Esse modelo também foi exportado a países como Dinamarca, Bélgica e Holanda, onde eram vendidos com o nome de ZAZ Yalta.
Em 1º de junho de 1994, deixou de ser produzido o modelo 968.
Em 1998, a AvtoZAZ formou uma joint-venture com a coreana Daewoo Motors sendo criada a ‘AvtoZAZ-Daewoo’ com uma participação da AvtoZAZ com 50%. A Daewoo Motors realizou grandes investimentos e começaram a ser produzidos os seus modelos, e ao mesmo tempo se fomentava a modernização dos carros nativos da marca ZAZ.
Depois da quebra da Daewoo Motors em 2001 (posteriormente seria adquirida pela GM), a holding AvtoZAZ foi comprada pela UkrAVTO Corporation em 2002. Todas as instalações de fabricação da AvtoZAZ (sobretudo a fábrica da ‘MeMZ’ e a planta de montagem de Illichivsk) foram reincorporadas à ZAZ. A empresa mudou sua imagem de marca e lançou seu novo logotipo. Os 50% de participação que AvtoZAZ tinha na ‘AvtoZAZ-Daewoo’ foram comprados pela empresa suíça Hirsch & CIE em 2003.
Como os kits CKD do Daewoo Lanos não mais chegavam para a montagem, no final de 2004 foi iniciada a produção em grande escala do modelo completo do ZAZ Lanos (T150).
Em 2006, a ZAZ chegou a um acordo com p fabricante chinês Chery Automobile para montar veículos de passageiros a partir de kits CKD. Fruto desse acordo, em 2011 cessou a produção do modelo Slavuta (sucessor do Tavria) e se iniciou a produção e grande escala do Chery A13 com o nome de ZAZ Forza.
Os produtos da ZAZ nunca alcançaram uma boa reputação no mercado soviético.