
A Zimmer Motorcars Corporation foi fundada em 1978 por Paul H. Zimmer, e se dedicava à fabricação de automóveis neoclássicos.
Da mesma forma como são redigidos alguns contratos de jogadores de futebol, a ideia do seu primeiro automóvel foi concebida inicialmente em um guardanapo durante um jantar privado entre Paul Zimmer, Presidente e Diretor Geral da empresa e seu filho Bob, ambos acionistas do grupo.
Paul Zimmer desenhou em um guardanapo o que se tornaria o Golden Spirit. Em seguida deu o desenho a seu filho Bob e lhe disse que não só fabricariam um automóvel neoclássico, como que ele, Bob Zimmer, seria o responsável e supervisor de todas as fases de produção. Bob Zimmer se tornaria então o Presidente da empresa ‘Zimmer Motorcars’.
Em seu momento de auge e de pleno apogeu durante a década de 80, a Corporação Zimmer empregava 175 pessoas e faturava 25 milhões de dólares ao ano.
O primeiro modelo, o Zimmer Golden Spirit foi o carro-chefe da empresa, com mais de 1.500 unidades fabricadas durante seu período de produção entre 1978 e 1988. O segundo modelo mais importante foi o Zimmer Quicksilver que foi fabricado entre 1984 e 1988. Ambos os modelos foram produzidos na mesma fábrica de Pompano Beach, Florida, e entre 1980 e 1988 foram fabricados em linhas de produção simultâneas.
Em 1988, Bob Zimmer vendeu suas ações da empresa e comprou um concessionário de automóveis. Pouco depois, Paul Zimmer (o fundador) sofreu um ataque cardíaco e passou a necessitar de cuidados constantes. Consequentemente, a energia, a criatividade e a resistência que haviam sido seus sinais de identidade ao longo dos anos desapareceram. Paul Zimmer faleceu pouco tempo depois.
A partir desse momento um grupo de empregados e membros do Conselho de Administração passou a dirigir as operações da empresa, mas não foram capazes de conduzir uma entidade tão grande que tinha dificuldades financeiras e que havia perdido seus membros mais importantes e influentes.
A Zimmer começou a ter graves dificuldades financeiras e se viu obrigada a pedir falência, terminando assim com a rentável divisão de fabricação de automóveis que faturava 25 milhões de dólares ao ano.
Em setembro de 1996, Art Zimmer, que não tinha nenhum parentesco com a família Zimmer original, talvez movido pelo entusiasmo de aproveitar seu sobrenome, adquiriu a divisão ‘Zimmer Motorcars’ e criou o clube de usuários e proprietários de automóveis Zimmer. Em 2001, o clube já tinha mais de 500 membros.
Em 1997 e depois de ter comprado um modelo em um concessionário de automóveis local, Art Zimmer, Presidente e CEO, reorganizou a empresa e a renomeou ‘Art Zimmer Neo-Classic Motor Car Company’. A empresa, conhecida também como ‘Zimmer Motor Car Company’ começou a fabricar entre 10 e 20 automóveis ao ano do Zimmer Golden Spirit e estabeleceu sua sede em Jamesville, New York.
A fábrica da empresa estava localizada em Cambridge, Maryland, e em dezembro de 1998 saiu da linha de produção o primeiro Zimmer Golden Spirit da nova fase.
No ano de 2000, a empresa transferiu sua sede social para Syracuse. Em maio desse mesmo ano, Zimmer e Sam Vigliotti, presidente da ‘Sam’s Auto Body and Service Center’ estabeleceram uma aliança que permitiu a Zimmer, a partir de 2001, fabricar um veículo novo a cada 6/8 semanas.
Hoje em dia, os modelos da Zimmer são fabricados somente mediante pedido e são vendidos através de uma rede internacional de distribuição. O maior centro de distribuição se encontra em Amman, na Jordânia, mas há outros centros em vários estados dos Estados Unidos e também na Arábia Saudita.