ASTON MARTIN VALHALLA CHEGARÁ EM 2024, EM SEGUIDA VIRÁ O NOVO VANQUISH

Embora o Aston Martin DBX seja atualmente o principal pilar de vendas do fabricante britânico, os superesportivos de alto desempenho seguirão sendo a essência da empresa. Na verdade, a marca confirmou o futuro lançamento de dois interessantes modelos.
Aproveitando a apresentação do novo DBX 707, o SUV de luxo mais potente do mundo, o CEO da Aston Martin, Tobias Moers, confirmou a alguns jornalistas que o Aston Martin Valhalla de produção está a caminho, e deverá aterrissar no mercado em 2024.
Este novo hiperesportivo, revelado no último mês de julho e baseado no AM-RB 003 Concept mostrado em março de 2019, compartilhará seu motor a combustão com outro lançamento, o novo Aston Martin Vanquish, que está previsto para um ano depois, em 2025.
Cabe lembrar que o Vanquish foi revelado como protótipo, o Vanquish Vision Concept, em março de 2019, com um design completamente revolucionário em relação ao seu antecessor, já que esta nova geração contará com uma configuração de motor central.
Tanto o Valhalla como o Vanquish equiparão um sistema híbrido pero, embora inicialmente se falasse de um V6 turbo alimentado como base para o sistema, resulta que o motor definitivo é um 4.0 litros V8 biturbo de virabrequim plano, que deverá oferecer um som muito característico.
De acordo com Moers, este bloco de 8 cilindros será fabricado pela própria Aston Martin, embora a marca não tenha detalhado se será uma versão modificada do V8 da Mercedes-AMG, ou um desenvolvimento completamente novo.
Em todo caso, tanto o virabrequim plano como o limitador de giros, em 7.200 rpm, encaixam perfeitamente com o motor V8 do Mercedes-AMG GT Black Series, de modo que não será surpresa se for esse motor alemão que equipará os dois modelos.
Em princípio, o Valhalla contará com um sistema híbrido com um total de 950 cv de potência e 1.000 Nm de torque máximo, que deverá oferecer uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2.5 segundos e uma velocidade máxima por volta de 350 km/h. O Vanquish, por sua parte, terá cifras um pouco mais modestas.