A “Allard Motor Company”, fundada em 1936 por Sydney Allard, era uma fábrica de automóveis do Reino Unido. A empresa, localizada em Putney, Londres até 1945 e em seguida em Clapham, Londres, produziu aproximadamente 1.900 carros até o seu encerramento 1966.
Geralmente, os “Allard” eram equipados com um grande motor V8 americano, que era instalado dentro de una pequena carroceria de carro britânico esportivo, o que permitia a esses carros ter uma excelente relação peso/potência, convertendo-se na antessala dos famosos “AC Cobra”, na verdade, Carroll Shelby conduzia um Allard nos anos cinquenta.
Os “Allard” especiais de antes da Guerra
Os primeiros modelos “Allard” foram construídos expressamente para participar de competições. O primeiro “Allard” era equipado com um motor “Ford Flathead” V8.
Mais tarde se fabricaram outros carros sob encomenda, e eram equipados com uma grande variedade de motores “Ford-Sourced”, incluindo o “Lincoln-Zephyr V12 powerplants”. Em 1939, no início da 2ª Guerra, haviam 12 pedidos para a fabricação de “Allard” especiais, e Sydney Allard teve que planejar esse volume de produção, mas a guerra atrasou seus projetos. Apesar disso, durante a Guerra, a empresa de Allard montou caminhões com a base “Ford”, e quando as hostilidades cessaram, Allard dispunha de um grande estoque de peças da Ford.
Pós-Guerra
Depois da Guerra, foram apresentados 3 modelos com carrocerias de desenho próprio; o J, um carro esportivo de competição; o K, um carro ligeiramente maior com a intenção de que poderia ser utilizado como turismo, e o L, com quatro assentos. Todos eles utilizavam principalmente mecânica Ford, o que facilitava a manutenção de todos os seus componentes. A demanda por carros em geral era alta, e as vendas aumentavam apesar de tratar-se de carros de baixo volume de produção. Mais tarde, Allard introduziu outros modelos maiores, como o M e o N.
Sydney Allard, rapidamente se deu conta do potencial que tinha o mercado dos EUA. Era um país com uma economia muito forte, e necessitavam de carros esportivos de qualidade. Tudo isso motivou Allard a produzir um modelo especialmente direcionado ao mercado americano, o J2, que era equipado com uma nova suspensão independente. O carro era disponível com uma grande variedade de diferentes opções de motores americanos, incluindo o do novo Cadillac V8, muito mais poderoso que os motores Ford utilizados anteriormente.
Os “Allard” tiveram êxito nas competições em ambos os lados do Atlântico, incluindo um terceiro lugar em Le Mans em 1950 e um primeiro lugar no Rally de Monte Carlo em 1952 (pilotado pelo próprio Sydney Allard).
Um modelo bastante estranho foi o Allard Clipper de 1953, que se pensou que seria um sucesso no mercado dos microcarros. O pequeno carro com carroceria de fibra de vidro era equipado com um motor bicilíndrico Villiers de 346 cc de motocicleta montado na traseira e tinha a capacidade para 3 pessoas, embora opcionalmente se podia solicitar uma adaptação especial para que a parte traseira pudesse alojar 2 crianças. Chegou-se a fabricar aproximadamente 20 unidades.
Declínio
O departamento de desenvolvimento da Allard, lamentavelmente não continuou seu trabalho, e rapidamente outros fabricantes produziam carros mais baratos e mais avançados tecnicamente. Allard reagiu para tentar manter-se e competir, mas seu novo modelo “Palm Beach” chegou ao mercado um ano mais tarde que seus competidores. Tampouco o novo K-3 de Allard cumpriu com as expectativas, ainda que se tratasse de um lindo carro, e seu “Safari Estate”, um grande carro familiar com oito lugares, uma enorme carroceria, e um potente motor V8, tampouco encontrou seu lugar no mercado.
No meio dos anos cinquenta, Allard lutava como fabricante. Diversas tentativas de distribuição de seus carros fracassaram devido à recessão econômica existente nos EUA no final dos anos cinquenta, então Allard passou a produzir poucos carros depois de 1959, e somente sob encomenda.
Nos anos sessenta, Allard simplesmente modificou o “Ford Anglia” britânico comercializando o modelo como Allardette 105, 109, e 116.
Tudo terminou em 1966 quando Sydney Allard morreu. Nessa mesma noite, um incêndio destruiu a fábrica e a maior parte dos arquivos de empresa.
A marca registrada “Allard” foi comprada por uma nova empresa em 1991, mas a produção nunca se iniciou. Em 1994 uma nova versão do J2 foi produzida pela “Allard Replicas” de Harpenden, Hertfordshire. A produção cessou em 1997. Desde 2006, uma versão do J2X é produzida em Montreal, Canadá.