Com sede em Valencia, na Espanha, a Spania GTA foi fundada por Domingo Ochoa em 1994 após uma longa carreira no automobilismo, já que sua equipe participou em uma variedade de campeonatos diferentes, incluindo Fórmula 3, Euroformula Open Championship, Superleague Formula e o International GT Open.
Fruto dessa experiência nasceu o esportivo GTA Spano, um hypercar de fabricação artesanal produzido na Espanha. Seu desenvolvimento começou em 2007 e um modelo de pré-produção foi apresentado pela primeira vez a um seleto grupo de clientes em abril de 2009.
Depois de uma exposição no top Marques Monaco em 2010, a Spania GTA estreou a nível mundial no Salão de Genebra de 2011. Dois anos mais tarde, a primeira série Spano voltaria a Genebra para anunciar uma produção em série, mas com um número de unidades muito limitado.
Através da fibra de carbono e carroceria em Kevlar sustentada por um chassi específico construído também com ambos os materiais aos quais foram acrescentados grafeno e titânio, se conseguiu uma estrutura monocasco rígida e bastante leve, só 80 kg, enquanto que o carro completo pesava 1.450 kg.
Em relação ao motor, a Spania optou em um primeiro momento por um bloco V10 de 8.3 litros aspirado (montado no Dodge Viper), construído pela Ilmor Engineering em Plymouth, Michigan, Estados Unidos. Seu sistema de freios da AP Racing conta com discos ventilados carbocerâmicos com 380 mm de diâmetro com pinças de seis pistões.
No interior, o Spano está equipado com todas as comodidades que se esperaria de um superesportivo deste calibre. Inclui um teto de vidro que pode ser ajustado de forma eletrônica pelo condutor e o passageiro, regulando assim a quantidade de luz que entra no habitáculo.
A fibra de carbono e o couro são os materiais que foram escolhidos para o acabamento interior e o painel de instrumentos LCD pode ser personalizado para adaptar-se aos gostos do condutor. Dispõe de uma tela de 7.0 polegadas no painel que gerencia o sistema de navegação, som, GPS, etc.