
A Acura é uma empresa Nipo-Americana de origem japonesa, criada como divisão de luxo da Honda em março de 1986, para atuação primária nos mercados americano, canadense, mexicano e em Hong Kong. A iniciativa partiu em resposta à criação da Lexus pela Toyota em 1983 como divisão de luxo e da Infiniti, pela Nissan em 1985.
Seu foco de atuação é no mercado de luxo, com preços inferiores à marcas tradicionais como Mercedes-Benz e BMW, mesma receita utilizada pelas concorrentes nipônicas. Apesar de ter sido a última das três empresas japonesas a ser fundada em sua época, a Acura foi a primeira a entrar no mercado, já em 1986, com o modelo Legend, enquanto a Lexus chegou com o LS 400 em 1989 e a Infiniti apresentou o Q45 apenas em 1990 .
Após consolidar-se no mercado americano, a Acura partiu para novos territórios, estabelecendo-se na China em 2006 e no Japão em 2008, ainda que - igualmente à Infiniti e Lexus - sua participação seja pequena naquele país, onde o foco é para as marcas principais, Honda, Nissan e Toyota.
Após a notabilização do Legend, a Acura investiu em esportivos, lançando o modelo NSX em 1991, famoso por seu desempenho, extraído do motor V6 (com 276 cv), considerado páreo para modelos de alta performance como Lamborghini, Ferrari, Porsche, entre outros.
No Brasil, a Acura pretende estabelecer-se oficialmente em 2016, apesar de ter tido alguns de seus automóveis importados de modo independente nos anos 90, após a abertura das importações. Seu principal modelo, o Legend, foi vendido oficialmente no Brasil entre 1992 e 1997 sob a marca Honda. A iniciativa segue a chegada oficial da Lexus ao país, em 2012; que também teve modelos importados de forma independente desde os anos 90.