Quando Steven P. Fambro trabalhava para a empresa “San Diego Genetics Co.” construindo robôs, durante seu tempo livre mantinha sua mente ocupada em realizar um kit de aeroplano. A ideia não era muito bem recebida por sua esposa, pois imaginava que seria um passatempo muito perigoso. Portanto Fambro decidiu criar um carro, mas não um carro qualquer, mas um que produzisse baixíssimas emissões e também um consumo de combustível muito baixo.
Com esse objetivo e para materializar sua ideia, Steven P. Fambro criou em 2005 a “Aptera Motors”, uma empresa de capital privado, localizada em Carlsbad, na Califórnia.
O primeiro produto desta aventura, foi um veículo de três rodas e 2,5 lugares (atrás cabe uma criança pequena), denominado “Aptera Type 1”. O veículo, registrado na Califórnia como motocicleta, para poder incorporar inovações com mais facilidade, utiliza grande parte da tecnologia no interior do automóvel, como é o caso dos airbags, câmera traseira, navegador GPS e reprodutor de DVD.
É equipado com um motor elétrico ou híbrido, e necessita somente de 4 horas de recarga em uma tomada doméstica. Pode alcançar velocidades de até 135 km/h, com um consumo de 128 km/l. Possui uma autonomia de 190 km (versão com motor elétrico) e 480 km (versão com motor híbrido), o que o torna em um dos carros mais econômicos do mundo.
O nome Aptera vem do grego e significa "sem asas", e seu desenho lembra justamente um pequeno avião sem asas.
Um dos acionistas da “Aptera Motors” é o Google.
O início da produção do “Aptera Type 1” deu-se em 2009, e em agosto de 2008 já haviam recebido 3.300 pedidos.
O preço final do modelo com motor unicamente elétrico é por volta dos 27.000 dólares. A versão híbrida custa por volta dos 30.000 dólares.